Blog Ourofino

Os melhores conteúdos em Saúde Animal

Controle de vermes e carrapatos com Fluatac Duo

Bovinos

Terça-feira, 27 de Dezembro de 2016

Por Marcel Onizuka, especialista técnico em Saúde Animal na Ourofino Saúde Animal

O Brasil é um país de dimensão continental, são 8 milhões de km² distribuídos nos mais diversos ecossistemas, sobre esse rico território estão presentes aproximadamente 213 milhões de cabeças de bovinos, dos quais são produzidos anualmente milhões de toneladas de carne e de litros de leite (ANUALPEC, 2015). Apesar da expressiva produtividade, ainda é possível extrair mais. Em 2014, uma pesquisa nacional demonstrou que a produtividade por animal fica abaixo do seu potencial devido aos problemas ocasionados por parasitos (GRISI et al. 2014).

No ranking dos parasitos que mais provocam prejuízos, os vermes e os carrapatos se destacam dos demais. Juntos eles chegam a provocar perdas na ordem de 10 bilhões de dólares por ano, desses, 7 bilhões são provocados por verminoses e 3 bilhões por carrapatos. De maneira geral os parasitos não provocam a morte dos animais, o prejuízo está relacionado à queda de desempenho por estresse, competição por nutrientes, espoliação dos tecidos, perda de sangue, entre outros (GRISI et al. 2014).

O controle desses parasitos está relacionado com as condições climáticas e ambientais. Tanto os vermes como os carrapatos se desenvolvem melhor em ambiente quente e de umidade elevada, além de esse ser também o momento em que mais ocorrem infestações nos animais. Apesar do momento de maior infestação ambiental ser no período quente e chuvoso, o melhor momento para iniciar o controle é antes, quando a temperatura está amena e o clima está mais seco. Iniciando o controle parasitário previamente ao período de maior desafio, tende-se a reduzir significativamente as infestações ambientais e por consequência nos animais (MARTINS et al. 2005; TAYLOR et al. 2010).

Se tudo o que foi descrito anteriormente for analisado, pode-se concluir que a doença parasitária é um complexo multifatorial, pois depende do ambiente, do clima, do animal e do histórico de tratamentos. Então quando se pensa em controlar os parasitos, não há como fazê-lo considerando-os separadamente, deve-se sim buscar controlá-los simultaneamente, para atingir um limiar de infestação que permita o bom desenvolvimento dos animais. Ao contrário do que se pensa a erradicação não é possível e nem deve ser buscada.

Para essa necessidade de controle completo, a Ourofino Saúde Animal oferece aos pecuaristas o Fluatac Duo, uma associação pioneira entre abamectina e fluazuron que elimina de forma eficaz os principais vermes e controla as infestações por carrapatos dos bovinos. Com o efeito de dois princípios ativos agindo simultaneamente no organismo, o resultado é a eficácia duradoura.

Referências

ANUALPEC, 2015. Anuário da Pecuária Brasileira. São Paulo: Informa Economics FNP, 2015.

GRISI, L.; LEITE, R. C.; MARTINS, J. R. S.; BARROS, T. M.; ANDREOTTI, R.; CANÇADO, P. H. D.; LÉON, A. A. P.; PEREIRA, J. B.; VILELA, H. S. Ressessment of the potential economic impacto f cattle parasites in Brazil. Braz. J. Vet. Parasitol. Jaboticabal, v. 23, n. 2, p. 150-156, abr-jun. 2014.

MARTINS, J. R. S.; FURLONG, J.; PRATA, M. C. A. Carrapato: problemas e soluções. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2005. 65 p.

Taylor, M. A. et al. Ectoparasitos facultativos e vetores artrópodes. In: TAYLOR, M. A.; COOP, R. L.; WALL, R. L Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 571-634, 2010.

 

Compartilhe esta notícia:

Comentários

leidiane

Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2017

Gostei !!!

Ourofino Saúde Animal

Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2017

Obrigada, Leidiane. Abraços para você!

Deixe o seu comentário

Confira outros posts

INSPEÇÃO DA CARNE BOVINA

  A bovinocultura de corte é uma atividade de grande expressão no território nacional brasileiro. Diferentemente do que ocorre no mundo - onde o consumo de carne bovina ocupa o 3º lugar, abaixo da carne suína e de frango - no ...

Confira
Ourofino Saúde Animal

Impactos do edema de úbere na produção de leite

A intensificação na seleção genética visando à capacidade produtiva máxima pode acarretar reflexos negativos para as fêmeas leiteiras. A integridade sanitária é um dos principais requisitos necessários para que esses animais possam exibir seu potencial ...

Confira
Ourofino Saúde Animal

BERNE: É PRECISO ENTENDER PARA CONTROLAR

Estamos em uma época do ano em que as chuvas e a temperatura elevada aumentam a incidência das doenças parasitárias, principalmente as infestações por moscas. Quando o desafio por moscas aumenta, doenças como o berne ...

Confira
Ourofino Saúde Animal
Carregar mais posts