Ourofino Saúde Animal

em Cravinhos - SP

A empresa possui suas bases calcadas na humildade empreendedora de sua origem, dinamismo comercial e altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Ourofino Saúde Animal - Cravinhos - SP

O segredo da Ourofino

assista ao vídeo

Em 1987, Jardel e Norival fizeram um pacto. Todo lucro da empresa voltaria para ela. Retirariam um pequeno prolabore, o suficiente para viverem com dignidade. O restante seria reinvestido em pessoas, produtos, tecnologia, ferramentas de gestão, enfim, tudo que fosse necessário para o seu crescimento. Norival diz que é comum no Brasil empresas com um belo começo terminarem em tragédia. Donos ricos, empresas pobres. Eles queriam construir uma história bem diferente, a história de uma empresa que se reinventa todos os dias.

Ourofino Agronegócio

A qualquer um que se pergunta qual o segredo do sucesso, uma resposta se repete invariavelmente: o sucesso da Ourofino está atrelado ao sucesso do relacionamento da dupla de fundadores. Norival é contestador, aventureiro, ousado e sempre cuidou da área comercial. Jardel é mais pé no chão, calmo e tranquilo. Ele puxa a cordinha, quando Norival sonha muito. Com ele, ficou a gestão do administrativo e financeiro. Um vai batendo e o outro assoprando, costumam dizer. Duas coisas, no entanto, sempre existiram: respeito e confiança. “Tivemos uma conta conjunta no banco por mais de 20 anos e nunca sentamos para conferir quem gastou mais ou menos. Gastava-se o necessário para a empresa se desenvolver”, conta Norival.

A junção de competências é que dá certo. “Nós somos mais que irmãos, pois irmãos a gente não escolhe. Nossa relação vem desde a infância. É uma vida”, diz Jardel.

Nada foi fácil, principalmente em um Brasil de inflação altíssima, planos econômicos, insegurança, falta de capital e juros altos. Problemas esses aliados a um começo de amadorismo e inexperiência. “Tínhamos que ir no feeling”, relembra Jardel. “Trabalhávamos 16 horas por dia, não tinha sábado nem domingo. Era uma engenharia terrível para girar o estoque e fazer dinheiro. Depois, passamos a estudar as oportunidades de mercado e o dinamismo e o nosso entusiasmo eram tremendos”.

Nunca houve um momento em que pensaram que não daria certo. Passaram momentos financeiros terríveis em determinadas épocas, mas um empreendedor é um otimista por natureza. Ainda bem.

Hoje a Ourofino é uma empresa consolidada. É respeitada no mercado pela qualidade de seus produtos, pela sua característica inovadora e pela maneira como trata seus colaboradores.

A empresa poderia comprar espaços na televisão e colocar seus produtos em comerciais. Mas, não. Montou seu próprio estúdio, criou seu programa para conversar diretamente com o produtor, exatamente do jeito que ela faz com a equipe comercial.

Ourofino Agronegócio

E desde seu nascimento, a Ourofino teve a perspicácia de manter suas características originais. É uma empresa que nasceu do comércio. É indústria e comércio.

É uma empresa de brasileiros que vieram do campo e que compreendem como ninguém como se dá a relação dos produtores deste país. O segredo do sucesso não está só no talento de Norival e Jardel, ou no empreendedorismo, na coragem, no atrevimento, mas principalmente, no fato de saber reunir e conduzir uma boa equipe. O segredo do sucesso é gente. E sabem disso. Por isso valorizam tanto quem trabalha com eles.

Jardel Massari e Norival Bonamichi

“Agradeço aos colaboradores que ao longo desses anos estão com a gente, fazendo parte da história. Quero dizer que a Ourofino é uma empresa que procura e faz acontecer, respeita os colaboradores e tem uma grande preocupação com responsabilidade social. É uma empresa transparente, que preza o relacionamento entre os colaboradores e o ambiente de trabalho. Isso é mais importante do que dinheiro. É buscar se dar bem com seu par ao lado e esse clima de família é imprescindível para que a Ourofino continue dando certo.”
Jardel Massari

“Agradeço a todos que iniciaram conosco essa trajetória desde a fundação da empresa, aos que estão aqui e aos que não estão mais por razões diversas. Sou grato a todos em cada nível – da mesma maneira, com a mesma intensidade e com o mesmo respeito – desde o porteiro, o faxineiro, o diretor, o vice-diretor. Os que estão aqui hoje estão sendo novamente convocados e convidados a cumprir mais um percurso para levarmos essa trajetória com sucesso nos próximos anos.”
Norival Bonamichi