20 jan 2014

Cólica em Equinos

1. O que é cólica?

Por definição, cólica é um termo utilizado para descrever a dor de origem abdominal, na maior parte dos casos ocasionada por distúrbios digestivos, e em menor escala devido a distúrbios em outros órgãos da cavidade abdominal. Trata-se de um dos principais casos na rotina da clínica equina. O desconforto abdominal relacionado à síndrome cólica, de maneira geral, se deve ao aumento da pressão no intestino, alteração da posição das alças intestinais, inflamações ou espasmos musculares. Essas situações podem ser causadas por inibição da passagem intestinal (obstruções) ou fermentações indesejadas (gases, ácidos ou toxinas). Alterações no manejo diário, vermes ou estresse também podem levar às cólicas.

2. Cólica estomacal X Cólica intestinal

O cavalo é um dos animais mais susceptíveis a alteração na rotina ambiental ou alimentar. Situações em que existe menor consumo de água, estresse devido ao transporte, alimentação de má qualidade, entre outros, podem levar a ocorrência da Síndrome Cólica.

2.1. O Estômago De uma maneira simplificada a função básica do estomago é armazenar, misturar e digerir o alimento. O estômago equino tem capacidade média de 8 a 20 litros, representando menos de 10% do trato digestivo. Por se tratar de um órgão pequeno o ideal é que a alimentação seja feita de maneira continua e em pequenas quantidades. As cólicas com origem estomacal representam 10% dos casos clínicos de cólica e são decorrentes principalmente de mudanças na fermentação microbiana ou um resultado da perda de motilidade, sendo que o risco de cólica aumenta com a quantidade de concentrado ingerido.

2.2. O Intestino Diferentemente do estômago, o intestino do equino é um órgão bem longo e é nele que temos a absorção dos nutrientes ingeridos na dieta. Dentre os fatores individuais que afetam a digestibilidade dos nutrientes em equinos encontram-se a mastigação, a presença de parasitas e a velocidade de digestão, sendo que a motilidade intestinal está relacionada com a quantidade e a natureza da fibra contida na dieta. Uma alta quantidade de fibra na dieta aumenta a probabilidade cólica assim como o feno de baixa qualidade e baixa digestibilidade.

3. Sinais clínicos

A intensidade da dor pode ser variável, no entanto, deve ser sempre considerada uma emergência. Quando o cavalo está com cólica as alterações comportamentais mais características são: raspar o chão, sapatear, coicear o abdome, inquietação, deitar e se levantar, rolar no chão, olhar para o flanco, deitar de costas e bater continuamente na água sem beber.

5. Diagnóstico e Tratamento

O controle da dor do animal deve ser primordial nestas situações. Além de promover conforto ao animal, é mais seguro para o proprietário e para o médico veterinário ao examinar o cavalo. O Desflan (Flunixina meglumina) possui ação prolongada e potente analgesia visceral, ação anti-inflamatória e atividade anti endotoxêmica.

Flávia Ávila

Vendedora Técnica Linha Equinos Ourofino

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Comentários

Ronaldo Assunção Dias

Sábado, 30 de Dezembro de 2023

INFORMAOES RELACIONADO A PECUARIA

Ourofino Saúde Animal

Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024

Olá Ronaldo,

Espero que esteja também.
Obrigada pelo seu contato e interesse em nossos produtos.

É só se inscrever em nosso site para receber gratuitamente conteúdo sempre atualizado:
https://www.ourofinosaudeanimal.com/newsletter/

Conheça ainda o nosso canal no youtube.com/ourofinosaudeanimal.

E siga nossas redes sociais:

instagram.com/ourofinosaudeanimal/
https://www.facebook.com/ourofinosaudeanimal

Baixe também gratuitamente nosso aplicativo em seu celular e tenha soluções ao alcance dos dedos! www.ourofino.com/app

Para qualquer outra informação, converse com a gente também pelo (16) 3518-2025. Por ele você poderá entrar em contato conosco via telefone e Whatsapp, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, horário de Brasília.


Deixe o seu comentário