Notícias - IATF é alternativa para aumentar a prenhez em clima quente

21 out 2015

IATF é alternativa para aumentar a prenhez em clima quente

As altas temperaturas dificultam a prenhez natural dos animais. Quanto mais elevadas, maior o estresse térmico vivido pelas vacas. Nesta época do ano, é fundamental ter cuidado redobrado com a hidratação e oferecer locais com sombra ou controle térmico para o rebanho. Para atingir o maior número de vacas prenhes na propriedade, a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma ferramenta eficaz. O cuidado com a alimentação também é importante. Para que se reproduzam, as vacas precisam estar bem nutridas e apresentar score corporal adequado. Quem explica é o especialista técnico da Ourofino Saúde Animal, Roney Ramos.

“Todo produtor sabe que vaca em lactação que permanece vazia por muito tempo é prejuízo na certa. A meta deve ser emprenhar essas vacas ainda no pico de lactação, o que garante a próxima lactação. A IATF ajuda o produtor a alcançar este objetivo, inseminando os animais no momento correto e sem a necessidade de observação de cio”, afirma.

Outras vantagens são que o produtor pode programar o dia e a hora de cada manejo, trazendo mais praticidade para o manejo na fazenda, o tratamento estimula o ciclo das fêmeas, acelera o melhoramento genético e sincroniza a ovulação, permitindo a inseminação em um grande número de vacas em curto espaço de tempo, reduzindo o intervalo entre partos.

Ramos é o entrevistado da edição ao vivo do Ourofino em Campo desta sexta-feira (23/10), exibido do estúdio na sede da empresa, em Cravinhos (SP), pelo Canal do Boi (parabólica), a partir das 11h30 (horário de Brasília). Os telespectadores podem participar com perguntas sobre o tema pelo ourofinoemcampo@ourofino.com, pelo 0800 941 2000 e usando a #OurofinoEmCampo nas redes sociais.

 

Sobre o Ourofino em Campo

Há cinco anos no ar, o programa de TV da Ourofino Saúde Animal apresenta o dia a dia do homem do campo com enfoque na pecuária. Ele aborda práticas fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, como a produção de bovinos, aves, suínos e criação de equinos. O Ourofino em Campo é exibido de segunda a sexta-feira em dois horários: às 11h30 e às 17h50; e aos domingos às 9h30 (horários de Brasília). As reportagens e o programa na íntegra também podem ser vistos aqui.

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário