Reimaginando a Saúde Animal

Este é o nosso compromisso para desafiar o pensamento convencional, promovendo a evolução e o crescimento sustentável de uma nova geração da saúde animal, inspirar e criar ideias e soluções integradas às necessidades do mundo, das pessoas e dos mercados, conectar e trabalhar em colaboração com o ecossistema da saúde animal, construir e nutrir relações na geração de valor compartilhado.

Reimaginando a Saúde Animal

Nossos pilares

Inovação Integrada

Criar ideias e soluções integradas, desenvolvendo novas formas de produzir e cuidar dos animais, com menos impacto, simplicidade e mais eficiência.

Envolver e Colaborar

Pensar e agir no sentido mais amplo da saúde animal, envolvendo, conectando e trabalhando em colaboração com nossos clientes, parceiros e comunidade em um movimento de transformação e evolução do setor.

Construir e Nutrir Relações

Estabelecer maneiras abertas e transparentes para inspirar, empreender, conectar, colaborar e fazer negócios. Crescer juntos.

Nossa personalidade

Ágil e Simples

Aberta e Colaborativa

Atitude Empreendedora

Transparente e Envolvente

Brasileira

Os passos que demos juntos

A Ourofino Saúde Animal é composta por diferentes empresas que atuam na fabricação e na distribuição de produtos veterinários nos segmentos de animais de produção e pets. Nossa sede, em uma área de 180 mil metros quadrados, em Cravinhos (SP), abriga o complexo industrial que está entre os mais modernos do setor e atende a rigorosas normas locais e internacionais para fabricação do portfólio para bovinos, equinos, aves, suínos cães e gatos.

Somos mais de mil colaboradores, incluindo a maior equipe comercial no Brasil para atender a revendas, cooperativas, distribuidoras, agroindústrias e produtores rurais. A Ourofino foi fundada em 1º de junho de 1987 pelos empreendedores Norival Bonamichi e Jardel Massari.

  • 1987

    A primeira produção foi para a avicultura. Nossa fabricação própria nascia com o produto Trissulfin, em uma pequena estrutura alugada em Ribeirão Preto (SP). Ganhamos representatividade ao longo dos anos, assim como o portfólio. Atualmente oferecemos mais de 100 produtos, para bovinos, equinos, aves, suínos e pets, comercializados no Brasil e em diversos países.

  • 2000

    Dos animais de produção para os animais de companhia. O início da nossa atuação no segmento Pet.

  • 2004

    O sócio-fundador Norival Bonamichi recebe em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, o prêmio Master of Business de Empreendedor do Ano, da Ernst & Young, o que fez da gente a primeira empresa do agronegócio brasileiro a conquistar o prêmio.

  • 2005

    Nos mudamos para a atual sede na cidade de Cravinhos (SP), com a indústria projetada para atender as mais rigorosas exigências dos mercados brasileiro e internacional.

  • 2010

    Eleitos a empresa mais admirada do setor de medicamentos veterinários em pesquisa realizada pela revista Carta Capital.

  • 2011

    Entramos para o mercado de biotecnologia com a fabricação e venda da vacina Ourovac Aftosa.

  • 2013

    Graças às nossas práticas empresariais e à valorização de nossos colaboradores, fomos eleita a melhor Indústria Farmacêutica para trabalhar no Brasil pelo guia “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, da revista Você S/A. Além disso, aparecemos entre as 20 melhores empresas para se trabalhar no ranking da revista Época, concorrendo com as maiores de diversos segmentos no Brasil, na categoria “Grandes Empresas” (com mais de mil funcionários).

  • 2014

    Fizemos o único IPO (Oferta Pública Inicial) do ano, com ótimo resultado na entrada para o mercado de capitais. Somos a primeira indústria veterinária brasileira na Bolsa de Valores do país.

  • 2015

    Fomos eleitos pela Animal Pharm a melhor Empresa das Américas Latina e do Sul – categoria Best Company – Latin & South America - entre as indústrias veterinárias do setor pelo Animal Pharm Awards 2015.

  • 2017

    Inauguramos nossa planta de Biotecnologia para a fabricação de antígenos e vacinas em rotas tradicionais e recombinantes. O prédio atende aos padrões de fabricação nacionais e internacionais.

Conheça alguns de nossos serviços:

Atendimento técnico

O envolvimento com os clientes é feito diariamente por meio da relação próxima das nossas equipes técnica e comercial presentes em todo o Brasil no atendimento a revendas, cooperativas, distribuidoras, agroindústrias e produtores rurais, além dos muitos canais de informações que temos.

Informação para todos os públicos

Produzimos conteúdos técnico e informativo para os vários públicos com os quais nos relacionamos por meio de perfis nas redes sociais, pela estrutura pioneira do programa de TV e pela revista enviada aos nossos clientes.

Nosso programa de TV é exibido desde 2010 pelo Canal do Boi de segunda a sexta-feira, às 11h30, e reprisado às 17h05 – com duração de 15 minutos cada edição. Aos domingos, a exibição extra tem 30 minutos de duração e vai ao ar às 9h30 (horário de Brasília). Às sextas-feiras, a edição das 11h30 é ao vivo também pela nossa página no Facebook, com 15 minutos extras pela rede social. As reportagens e o programa na íntegra também podem ser vistos em www.youtube.com/ourofinosaudeanimal.

Confira também reportagens e conteúdos exclusivos aqui.

Capacitações

Centro Técnico de Capacitação

Em nosso próprio Centro Técnico de Capacitação (CTC), em Guatapará (SP), mais de 600 pessoas são treinadas anualmente. Nosso CTC é o maior, mais avançado e tecnificado na capacitação da mão de obra rural. Somos a única empresa dos segmentos veterinário e biológico no Brasil a oferecer treinamentos totalmente gratuitos para instituições de ensino, clientes e parceiros.

Os cursos abordam os principais processos de uma propriedade com foco na gestão, manejo, reprodução, sanidade e no bem-estar do rebanho para estudantes, peões, capatazes, administradores das propriedades rurais, além de médicos-veterinários que participam do curso de ultrassonografia e ultrassonografia Doppler.

Abrangente

Nossa ação tem como objetivo a formação e o aprimoramento profissional das equipes de nossos clientes e parceiros. Com consultoria de Recursos Humanos, aborda temas como relacionamento interpessoal, resolução de conflitos, comunicação, resiliência, assertividade com o objetivo de gerir pessoas para gerar resultados.

Programa Conhecimento

Esta é a nossa escola para profissionais do setor pet. Realizado em nossa distribuidora, a Ourofino Distribuição Pet, visa impulsionar negócios, aprimorar atendimentos e garantir mão de obra qualificada para lidar com os desafios diários do trabalho. Aborda temas como fluxo de caixa, capital de giro, merchandising, vendas consultivas e liderança. A Ourofino Distribuição Pet foi criada com o objetivo de proporcionar aos profissionais do setor aprimoramento de conteúdos e práticas, além da entrega das soluções do portfólio da companhia com equipe própria. Atende clínicas veterinárias, petshops e demais pontos de vendas das zonas Sul e Oeste e Centro da cidade de São Paulo.

Programa de Visitas

Clientes, parceiros e estudantes das áreas veterinária e farmacêutica podem conhecer toda a nossa estrutura de fabricação na sede em Cravinhos. Para saber mais, escreva para marketing@ourofino.com.

Programa de Incentivo ao Aperfeiçoamento Clínico (Piac)

Por meio da doação de medicamentos às instituições parceiras, incentivamos alunos e residentes de Medicina Veterinária a utilizarem os produtos de maneira eficiente, aprimorando os procedimentos médicos e a enviarem seus relatos. Os participantes descrevem como a utilização do medicamento contribuiu para o tratamento do animal. Desde 2009, anualmente, o Piac premia estudantes e universidades.

Campanhas para o setor

Representar o interesse de nossos parceiros por meio de campanhas e ações é outra forma de contribuirmos para o fortalecimento da saúde animal no Brasil. Exemplo disso são as iniciativas para a valorização do trabalho do homem do campo, como a Leite é Bom com Tudo. Lançada em 2014, a campanha incentiva o consumo nacional do leite, envolve toda a cadeia de produção e comercialização do alimento entre pecuaristas, revendas, cooperativas, supermercados, laticínios e consumidores. Para o segmento Pet, campanhas de conscientização sobre doenças como a leishmaniose são realizadas anualmente pela empresa, com divulgação de informações para o público em geral e conteúdo técnico por meio de palestras para médicos-veterinários e parceiros.